Onda de crimes assusta moradores e comerciantes de Chapada; veja vídeos

278 0
Do: MidiaNews
Casas de veraneio e estabelecimentos comerciais são os principais alvos dos bandidos
Momento em que proprietário é rendido no fundos da loja

Moradores de Chapada dos Guimarães têm sofrido, nas últimas semanas, com uma série de roubos a residências e estabelecimentos comerciais. Ao todo, foram seis casos registrados no intervalo de um mês, com emprego de ameaça ou violência, situação totalmente atípica e que despertou o alerta.

O problema já é discutido na Câmara Municipal. Durante uma sessão, o vereador Dudu (PSDB) manifestou sua revolta. Ele convocou os colegas para exigir a adoção de medidas contra a bandidagem.

“Chega! Está uma vergonha no nosso município, assalto a mão armada às 10h da manhã […]. Nossa cidade é pacata, é ordeira!”, disse.

Ao MidiaNews, o parlamentar, que também é advogado criminalista, afirmou que é possível diagnosticar esse sentimento de insegurança conversando com os moradores.

“Esse medo está assolando a garotada que vai pra escola, pai alertando ‘cuidado com o telefone’, ‘cuidado com a mochila’. Isso está errado, é uma inversão muito grande de valores”, diz ele.

Esse sentimento, segundo o parlamentar, teria se intensificado nas últimas semanas. As pessoas estariam, inclusive, com medo de ir fazer compras, visto que alguns dos casos foram registrados em estabelecimentos comerciais.

Conforme o vereador, é possível perceber um padrão nos casos recentes.

“O alvo da bandidagem tem sido estabelecimentos comerciais e casas de veraneio”, explica o parlamentar.

Estes imóveis – geralmente pertencentes a pessoas que moram em Cuiabá – ficam, na maioria das vezes, vazios durante a semana, tornando-se um chamariz para os bandidos.

Casos flagrados por câmeras 

Alguns dos crimes recentes foram flagrados por câmeras de segurança.

Um deles aconteceu no dia 9 de setembro, em plena luz do dia, e teve como alvo o Atacado Goiano, na entrada da cidade.

Nas imagens é possível ver a dupla de ladrões percorrendo o corredor que leva ao interior do estabelecimento. Armados, eles anunciaram o assalto e levaram dinheiro, celulares e produtos.

No dia seguinte, houve um outro roubo a estabelecimento comercial, também durante o dia. Os ladrões invadiram uma empresa de fabricação de placas no Bairro Santa Cruz.

Dois jovens portando um revólver chegaram anunciando o assalto.

O proprietário do estabelecimento foi rendido nos fundos da loja. Os ladrões exigiram o relógio e celular da vítima, que a todo momento era ameaçada de morte.

No dia 11 de setembro, outro caso foi registrado. Desta vez, o alvo teria sido uma residência.

O ladrão aparece nas imagens com objetos furtados. Ele colocou os itens em uma lixeira, enquanto aguardava o comparsa que chegou em um Gol prata.

Assim que o companheiro chegou, o ladrão abriu o porta-malas e colocou os objetos dentro do carro. Ambos fugiram do local.

 

Veja:

Caso Nicomedes

Apesar do aumento da sensação de insegurança nos últimos dias, Chapada vem há meses sofrendo com a criminalidade. Alguns dos casos ocorridos na cidade, inclusive, foram chocantes.

Como a morte do servidor aposentado Nicomedes Francisco Pinto Lopes, de 69 anos, que foi morto depois de ter sua casa invadida por bandidos, no dia 21 de março.

Dez pessoas envolvidas no roubo, sequestro, morte e receptação dos bens de Nicomedes se tornaram réus pelo crime.