Agosto Dourado: Saúde terá ação ostensiva de conscientização sobre aleitamento materno

359 0
De: Prefeitura Municipal de Campo Verde

Considerado o “alimento de ouro”, o aleitamento materno é destaque da campanha mundial Agosto Dourado. Neste mês, a Secretaria de Saúde de Campo Verde terá intensas atividades para promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais.

Neste ano, o Agosto Dourado vem com o tema “Proteja a amamentação: uma responsabilidade compartilhada”, afinal, a escolha de amamentar não é fácil.

Ao escolher amamentar um filho, as mães precisam ter conhecimento das dificuldades, das técnicas de aleitamento, da nutrição adequada e, sobretudo, poder contar com uma rede de apoio. É o que será oferecido pela equipe do Complexo de Atendimento Especializado e Diagnóstico (CAED) nas próximas semanas.

A enfermeira e consultora em aleitamento materno, Juliana Bacci, já faz esse trabalho para as gestantes e mães que são atendidas pelo Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher e da Criança (CAISM), no CAED.

Segundo ela, não há que se “romantizar” a amamentação. É preciso ter conhecimento e apoio, quebrar tabus.

“É preciso instrução. Para isso, vamos atuar no CAISM e também nas Unidades de Saúde da Família falando diretamente com essas mães. Serão palestras, demonstrações, orientação e tirando dúvidas, distribuição de adesivos e informativos. Também vamos trabalhar na capacitação dos profissionais da rede de saúde que atuam no atendimento a essas mulheres”, explica Juliana.

A sede do CAISM recebeu nova roupagem para o Agosto Dourado. Um televisor foi colocado na recepção, onde, durante todo o mês, serão transmitidos vídeos orientativos sobre a amamentação, sua importância e técnicas.

Também foi montada a “Árvore da Amamentação”, para mostrar através do exemplo de inúmeras mulheres que o aleitamento materno seguro é possível, sendo a melhor opção para o bebê.

Além disso, também existe no CAED o projeto “Nascer com Respeito”, em uma sala que foi montada especialmente para o acolhimento a novas mães e seus bebês, fortalecendo os vínculos desse relacionamento. Ali também é feita a orientação sobre a amamentação, que será intensificada neste mês.

Agosto Dourado

“O leite materno é o melhor e mais completo alimento ao bebê, garantindo uma vida saudável. Quanto a isso não há dúvidas. Mas muitas vezes as mães escolhem não amamentar por falta de informação e é aí que precisamos agir. Orientar e ajudar para que o melhor seja feito para ela e para seu bebê. Nós, como gestores, queremos dar condições a esta mãe em amamentar, através de palestras orientando, equipes das unidades de saúde e também consultoria em amamentação, onde cada mãe é orientada, respeitando suas particularidades”, afirma a vice-prefeita Edna Queiroz, que atua constantemente nas diversas áreas da Saúde de Campo Verde.

Ainda segundo ela, o apoio da família é imprescindível durante o aleitamento. “A família precisa auxiliar essa mãe também, demostrando muito amor e tranquilidade, afinal é um processo difícil, exaustivo. A mãe necessita deste amparo”, diz.

Os objetivos da campanha são: informar as pessoas sobre a importância da amamentação; apoiar a amamentação como uma responsabilidade vital para a saúde pública; e potencializar ações para proteger o aleitamento materno e melhorar a saúde coletiva.

“A campanha é de suma importância, porque trabalha mundialmente este tema e este ano reflete sobre a importância da responsabilidade conjunta. Amamentar é uma decisão de toda a família, pois a puérpera necessitará do apoio integral da família, da equipe multidisciplinar que a atendeu através da ESF, do CAISM e do hospital”, explica a fonoaudióloga Jaqueline Hübner Albuquerque, que também atua no projeto.

Segundo ela, amamentar um bebê é “protegê-lo por uma vida inteira”, uma proteção conjunta embasada no conhecimento, na responsabilidade compartilhada e no amor.

Além das ações de orientação e capacitação, a equipe do CAISM também vai prestar esse serviço no Hospital Municipal Coração de Jesus e um “Pit Stop” será realizado no dia 14 de agosto, com adesivagem de carros, conscientizando a população sobre a importância do aleitamento materno.