Moradores fazem festas em rua alagada durante inundação no AP; veja vídeo 6b6x6r

358 0

Cheias do Rio Jari atingem município de Laranjal do Jari desde abril. Defesa Civil registrou 2,77 metros de altura do rio na manhã desta quinta-feira (17). Moradores fazem festas em ruas alagadas durante inundação em Laranjal do Jari, no Amapá
Vídeos compartilhados nas redes sociais têm chamado a atenção por mostrarem festas sendo realizadas em ruas inundadas de Laranjal do Jari, a 265 quilômetros de Macapá. O município, que fica na região Sul do Amapá, enfrenta as cheias do Rio Jari desde abril. As chuvas que ocorreram esta semana voltaram a deixar a região alagada desde o domingo (13).
Moradores fazem festa em rua inundada após cheia do Rio Jari, no Sul do Amapá
Reprodução
As gravações foram feitas na Avenida Tancredo Neves, no bairro Malvinas. É nesse trecho que mora a estudante de gestão ambiental Marinês Figueira, de 26 anos. Ela descreveu que as festas iniciaram esta semana e, como não seguem uma organização, o volume do som incomoda.
“Não tem hora para acabar. Nos outros bairros não tem isso. Essa poluição sonora atrapalha muito, e não tem fiscalização. A gente tem só que aguentar. Mas é aquela coisa, é a tristeza de uns e alegria de outros. Não dá para ficar chorando, então o povo resolveu se divertir. Agora é rezar para que a água baixe logo”, contou a estudante.
Fotos mostram Avenida Tancredo Neves inundada na quarta-feira (16) e festa acontecendo na madrugada desta quinta-feira (17)
_maryfigueira/Instagram/Reprodução
Na manhã desta quinta-feira (17), a Defesa Civil registrou 2,77 metros de altura do Rio Jari, indicando um nível elevado.
No domingo, por exemplo, a cidade já havia ficado inundada com o nível a 2,26 metros. Na terça-feira, o nível registrado foi de 2,65 metros. Foram registrados danos em quatro bairros, sendo eles Malvinas, Nova Esperança, Mirilância e Centro.
Cheia atinge vários bairros da cidade de Laranjal do Jari
Dalton Pacheco/Prefeitura de Laranjal do Jari
Militares do Corpo de Bombeiros e do Exército Brasileiro distribuíram na quarta-feira (16) água potável em casas inundadas. Órgãos estaduais também estão com ações no município. Além das residências, quatro escolas municipais, três estaduais e um posto de saúde foram atingidos pela enchente.
Em abril foi decretada situação de emergência no município. Os 1,9 mil kits de ajuda humanitária enviados pelo Governo Federal devem ser distribuídos ainda esta semana.
A Defesa e a Guarda Municipal disponibilizaram dois telefones de emergência 24 horas para as famílias que precisarem ser removidas para algum abrigo.
Defesa Civil Municipal: (96) 99114-8806
Guarda Civil Municipal: (96) 99136-1561
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o Tô Na Rede!