O trade turístico de Mato Grosso, através do Sindicato das Empresas de Turismo/Sindetur e o Governo do Estado, lançaram nesta segunda-feira (30) a Feira Internacional do Turismo do Pantanal- FIT 2017, que será realizada em Cuiabá, no período de 20 a 23 de abril no Centro de Eventos do Pantanal. Criada em 2005 com foco para os negócios em turismo, a feira este ano apresenta como o turismo sustentável para o desenvolvimento.
Conforme explica Jaime Okamura, coordenador da feira, a ONU adotou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. Segundo ele, a declaração é uma oportunidade para promover a contribuição do setor de turismo nos pilares: sustentabilidade, econômico, social e ambiental. Ele ressaltou ainda que o objetivo é consolidar a FIT no calendário nacional e internacional de turismo, incluir novos roteiros de Mato Grosso e atrair operadores especialmente da América do Sul.
Na sua avaliação é necessário promover a FIT como espaço de apresentação dos produtos e serviços turísticos da região central do Brasil e da América do Sul. Durante o evento terá a participação das empresas do setor, operadoras com ofertas e condições especiais de pacotes. Será implementado também um canal de comercialização para os artesãos e produtores da agricultura familiar. A FIT terá ainda um grande espaço para a gastronomia e as manifestações culturais.
Outro ponto é o núcleo do conhecimento com o e de especialistas por meio de conferências, fóruns, palestras e outros eventos paralelos, que abordarão temas ligados ao setor turístico, as inovações que evolvem o segmento, além das rodadas de negócios, que vão propiciar um ambiente favorável para quem busca investir em projetos. para a disseminação do conhecimento especializado em turismo e dos casos de sucesso e boas práticas. A FIT 2017 Uma vitrine para o Mundo”, disse ele.
O presidente do Sindicato das Empresas de Turismo/Sidetur, Oiran Gutierrez, frisou que a realização da FIT Pantanal, terá uma grande importância para o setor e vai destacar Mato Grosso no cenário nacional e internacional. Ele lembrou que o evento começou há muitos anos com a realização da primeira Festa do Pantanal, idealizada pelo Senhor Oliveira, um entusiasta e pioneiro do turismo de Mato Grosso. Na ocasião, Oiran enalteceu o governador Pedro Taques por colocar o turismo como uma das prioridades do desenvolvimento econômico do estado. “O trade turístico agradece as ações do governador pelo que ele tem feito pelo turismo e tem olhado com muita atenção as necessidades do setor”, garantiu
O secretário Adjunto de Turismo, Luís Carlos Nigro, disse que o Governo do Estado vem priorizando o Turismo como um dos pilares e vem injetando recursos na melhoria da infraestrutura de o aos principais pólos de turismo em todas as regiões. Nigro chamou a atenção para participação dos municípios com potencial turístico. Ele exemplificou Nobres, que teve um crescimento do número de turistas desde a ultima FIT. Ele informou que durante a feira, os municípios vão expor suas belezas naturais e as potencialidades. “Temos três biomas e temos que encarar com o turismo seriedade. Nossa meta é transformar as cidades e levar a imagem de Mato Grosso para outros estados e países”, disse ele.
Para a FIT pantanal, já estão confirmadas as presenças de várias delegações da América do Sul e operadoras de turismo. “As parcerias são fundamentais para a realização deste evento. Teremos encontros nacionais como o da Associação Brasileira da Hotelaria e de outras entidades, além do fampress com a participação de jornalistas nacionais e estrangeiros que divulgar nossas potencialidades. O turismo é o melhor caminho para aquecer a economia” finalizou