G1MT
Indea promete começar autuar os produtores que não vacinaram animais
Mais de 12,2 milhões de cabeças de gado com até 24 meses foram vacinadas contra a febre aftosa em Mato Grosso, segundo balanço divulgado nesta quarta-feira (18) pelo Instituto de Defesa Agropecuária (Indea/MT). O número representa 99,8% do total de bovinos e bubalinos que contemplam esta etapa da campanha.
A vacinação foi realizada entre os dias 1º e 31 de maio e abrageu a maior parte do estado, exceto o Pantanal, por causa do difícil o a estes locais ocasionado pelas cheias.
Segundo a coordenadora de Defesa Animal do Indea, Daniella Soares, aproximadamente 500 servidores do órgão fiscalizaram os trabalhos, sendo que 44 deles se concentraram em três municípios localizados na região de fronteira de Mato Grosso com a Bolívia: Vila Bela da Santíssima Trindade, Cáceres e Porto Esperidião.
Daniella afirmou que os fiscais já estão indo às propriedades em que os animais ainda não foram vacinados para autuar os pecuaristas. “Até o final de julho teremos feito todas as autuações e vacinado este rebanho”, estimou. Os criadores serão multados em 2,25 Unidade Padrão Fiscal (UPF) por cabeça não vacinada, o que corresponde a R$ 103.
Histórico
O último foco de febre aftosa em Mato Grosso foi registrado em 1996. Desde então, o estado é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como livre da febre aftosa com vacinação. E desde 2007 todas as etapas da campanha de vacinação têm alcançado índices de vacinação superiores a 99%, conforme o Indea.