Avicultura cresce no estado e contribui com R$ 850 milhões na economia

341 0

De Sinop – Alexandre Alves

 
O estudo “Conjuntura Econômica de Mato Grosso”, elaborado pelo Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea) e divulgado nesta semana, aponta que o frango está entre os dez principais produtos agropecuários de Mato Grosso e em crescente atividade. Conforme a pesquisa, o Valor Bruto de Produção (VBP) deve ficar próximo de R$ 850 milhões em 2012, aumentando 6.3% em relação a 2011 e 18.7% em relação a 2010.

A receita prevista deve corresponder a 3% do VBP dos dez principais produtos agropecuários do Estado e a 11% do VBP dos produtos de origem animal.

Nada que ameace a posição da carne bovina, principal produto de origem animal de Mato Grosso que, por sua vez, é o maior produtor brasileiro do setor. Mas a produção de carne de frango – atividade relativamente nova em região tradicionalmente marcada pela pecuária de corte – avança rapidamente pelo Estado.

Nos últimos dois anos, a produção de carne de frango foi o sexto principal agroproduto de Mato Grosso, atrás de soja, carne bovina, algodão, milho e cana-de-açúcar e à frente de arroz, leite, carne suína e produtos florestais.

O avanço das granjas está umbilicalmente ligado ao aumento da produção de milho em Mato Grosso, que nos últimos cinco anos saltou de sete milhões de toneladas para aproximadamente 12 milhões/t (estimativa do Imea para a safra 2011/12). Com mais grãos disponíveis, a tendência é de que os preços fiquem atrativos para sustentar a alimentação da cadeia produtiva de frango, embora as exportações para a China e Índia – principais compradores do cereal produzido em solo mato-grossense – tenham elevado a cotação da commoditie.

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *